AUTOCUIDADO é qualidade de vida.

O autocuidado nunca foi tão popular no Brasil quanto agora, e o volume de buscas pelo termo no Google vem aumentando significativamente.
Recentemente, vem surgindo a tendência de usar o termo para se referir a coisas prazerosas, que ajudam na saúde mental, como: ler um bom livro, receber massagem, maratonar séries.

Antigamente, as pessoas tinham o péssimo hábito de descontar os seus desequilíbrios e frustrações em produtos como cigarro e bebidas. Esse tipo de posicionamento vem evoluindo com o passar dos anos, em que o exercício físico e melhores hábitos alimentares passam a ocupar um espaço maior no cenário de consumo, a ponto de modificar tradições antigas.

O consumo de bem-estar está relacionado com o fato de que o consumidor está mais preocupado com o resultado que irá proporcionar a ele do que com o produto em si. O que se observa, portanto, é uma grande oportunidade para nichos que vendem artigos para relaxamento, cremes de cuidado com a pele, materiais que auxiliam no alívio de tensões, etc.

Essa tendência de consumo do autocuidado substitui, aos poucos, comportamentos prejudiciais à saúde. Esse é um excelente nicho para investir nos próximos anos.