Escovas de cabelo - entenda as diferenças

Shampoo, condicionador, leave-in, máscara e diversos outros produtos são comumente listados quando o assunto é cuidado com os cabelos e visual capilar. No entanto há um item que pouco é destacado, mas possui papel fundamental na hora de modelar as madeixas: a escova.

As diferenças começam pelos formatos das escovas; os principais são:

Escova Raquete, que são as quadradas, com cerdas grandes e bem espaçadas. Elas são mais indicadas para desembaraçar os cabelos e podem ser utilizadas em todos os tipos de cabelo.

Escova Oval, que possuem as mesmas características das escovas raquetes, também sendo ideais para o desembaraçamento, mas com uso indicado, principalmente, para cabelos curtos e médios.

Escova Cilíndrica, também chamadas de escovas térmicas, têm um formato cilíndrico revestido de cerâmica ou metal com cerdas em todas suas extremidades. São perfeitas para alisar, modelar e finalizar.

Escova Polvo, acompanha a curvatura do couro cabeludo com mais eficiência que as escovas tradicionais, o que melhora a circulação sanguínea na região, ajudando a fortalecer os fios e estimular o crescimento. Tende a puxar menos o cabelo do que as escovas tradicionais, o que significa menos dor e quebra ao pentear.

Outra característica importante a ser analisada é a cerda da escova. Existem 5 tipos e cada uma tem uma função específica e recomendações para diferentes tipos de curvatura dos fios.

  • Cerdas Naturais - indicadas para cabelos cacheados e crespos.
  • Cerdas Mistas - indicadas para cabelos ondulados, cacheados e crespos.
  • Cerdas de Nylon - indicadas para cabelos longos e lisos.
  • Cerdas de Plástico - indicadas para cabelos cacheados e crespos
  • Cerdas de Madeira - indicadas para cabelos cacheados e crespos. Lisos e ondulados também podem usar.
  • Cerdas em Loop - indicadas para cabelos com extensão.